O que é automação residencial?

O que é automação residencial?

Seguindo a forte tendência de casas inteligentes, a automação residencial pode ser vista cada vez mais em casas e apartamentos modernos. Seja através da integração entre áudio e vídeo, medidas de segurança ou opções que prezam pelo conforto, o fato é que não existe nada melhor do que transformar sua casa em um verdadeiro lar high-tech, contando com uma ajudinha da automação para isso.

Mas você sabe se sua casa comporta esse tipo de modificação e o que seria preciso para transformar a residência na “casa dos Jetsons”? Pois saiba que não é tão impossível quanto parece transformá-la na casa do futuro. Confira.

A instalação de um projeto do gênero depende das condições de fiação da casa, quando esta já está pronta. No caso de arquiteturas que já contemplam a automação durante a construção, as possibilidades são sensivelmente ampliadas, fazendo com que você possa modificar toda a casa. Mas isso não quer dizer que você não possa aplicar algumas das opções oferecidas em uma casa completa, já que se podem usar conexões sem fio em algumas áreas. Porém, é muito mais fácil fazer uma automação residencial geral quando toda a estrutura interna não está montada, assim não é preciso quebrar paredes ou passar novos fios pela extensão do apartamento.

Por meio do aparelho central de automação é estabelecida a ligação entre seus eletrônicos, sensores e câmeras instalados em sua casa. A caixa fica conectada à sua rede de internet por cabeamento, que se comunica com os demais dispositivos por sinais de radiofrequência, que detectam quando você liga algum aparelho. Ao acionar, por exemplo, sua TV pelo controle remoto, o dispositivo detecta o sinal de radiofrequência e propõe ao usuário sua sincronização com o sistema de automação da casa.

Normalmente, além do controle via dispositivos mobile por meio de aplicativos, é possível também gerenciar a automação pelo computador, acessando uma página na internet que dispõe da interface do seu dispositivo de automação.

Esse sistema integrado tem diversas utilidades em múltiplos aspectos de nossa vida moderna, desde a educação dos filhos até a segurança doméstica. Por meio da automação residencial é possível instalar um sistema de segurança com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real de sua casa. O que é ótimo, por exemplo, quando você estiver viajando, pois esse monitoramento poderá ser feito a qualquer distância pela internet.

Entre os atrativos da automatização, o grande destaque é o conforto. Com uma rede completa conectada em sua casa, não é preciso mais se preocupar em mudar a entrada de vídeo quando for assistir a um DVD ou ficar refém de cinco controles remotos (um para cada aparelho) na hora de ligar o home theater da sala.

A segurança também faz parte dos objetivos da automação residencial, já que ela apresenta o que há de melhor na hora de ligar câmeras de segurança, abrir portões e ativar alarmes contra qualquer um que queira entrar na casa.

De acordo com a necessidade de cada usuário, é possível instalar sensores em portas e janelas, aumentar ou diminuir as luzes quando se chega ou sai de casa, visualizar câmeras de segurança remotamente (através do computador) e muito mais.

Quer saber mais sobre automação? Fale conosco.

Fonte: Civilização Engenheira

Link: https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/04/17/automacao-residencial-o-que-e-e-quais-as-vantagens/